CDI acum. 12 meses

CDI em Setembro 2019

CDI em 2019

Valor do CDI - 19/10/19 às 07:00

CDI Valor
CDI acum.
12 meses
5,89 %
CDI
Setembro 2019
0,460 %
CDI
2019
4,30 %
Variação do CDI
 a 

SIMULADOR

Confira o impacto dos principais índices econômicos através de simulações!

Os resultados deste simulador são apenas exemplos, e não servem como parâmetro de conferência para dados passados ou futuros.

Índice
Data inicial
Data final
Valor inicial
(R$)
CDI
(% a.a)

CDI acum. 12 meses = 5,89%


A taxa do CDI acumulado em 12 meses é 5,89%.

A taxa do CDI em Setembro 2019 é 0,460%.

A taxa do CDI em 2019 é 4,30%.

O conteúdo abaixo é de caráter exclusivamente informativo.

O que é o CDI ?

Sigla para Certificado de Depósito Interbancário, o CDI é um título emitido entre bancos e instituições financeiras. Por causa da sua natureza, entretanto, também funciona como uma taxa e indicador econômico.

O CDI surgiu na década de 1980, com o objetivo de facilitar o atendimento às novas regras do setor bancário, especialmente em relação à liquidez.

Como o CDI é calculado?

O CDI é obtido a partir de uma operação simples: o empréstimo entre os bancos. Nesses casos, as instituições têm até 24 horas para devolver o dinheiro, sobre o qual é cobrado uma pequena taxa.

O CDI é calculado a partir da média entre todas essas operações, que são feitas para que os bancos fechem o dia no azul. Desse modo, a variação é diária, mas o consolidado é mensal ou anual.

Quais são os impactos do CDI na economia?

Apesar de as operações acontecerem entre os bancos, o CDI tem tudo a ver com a condição atual da economia. Afinal, quando há uma restrição ao crédito, é comum que as pessoas façam mais saques e deixem menos dinheiro com os bancos. Isso amplia o volume de empréstimos e, com a elevação da demanda, há um aumento no total.

Além de tudo, há uma arbitragem que determina que o CDI e a Selic, sejam equiparados. O valor dos depósitos interbancários, normalmente, é um pouco menor que a taxa básica de juros. Porém, eles caminham juntos para que uma alternativa não se torne mais interessante que a outra na hora dos empréstimos públicos e privados.

Então, ele também tem influência (e é impactado) pela situação econômica. Afinal, quanto maior o indicador for, maior é a dificuldade de acesso ao crédito e maiores são os sinais de crise financeira.

Quais são os impactos do CDI nos investimentos?

Ao falar em títulos privados, há muitos índices que acompanham esse valor. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e a Letra de Câmbio Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são algumas possibilidades. Normalmente, variam com uma porcentagem do índice e podem, até mesmo, ultrapassar 100%.

Quando o CDI aumenta, portanto, esses investimentos se tornam mais rentáveis e vice-versa. Portanto, é um indicador capaz de causar impactos diretos nos ganhos com os títulos privados.

Por que acompanhar os valores do CDI?

Para quem investe, prestar atenção ao desenvolvimento do CDI é essencial para entender o rendimento de cada contrato e onde estão as melhores oportunidades. O acompanhamento favorece até a identificação da necessidade de liquidação antecipada.

Além disso, ficar atento ao CDI hoje permite fazer uma análise indireta da Selic e, portanto, de toda a economia. Valores menores indicam juros menores, que são motivados pelo desenvolvimento ou pela tentativa de aquecer o mercado. O contrário também é verdadeiro e, por isso, a atenção é indispensável.

Qual a relação entre Bolsa de Valores e CDI?

Em primeiro lugar, o CDI pode ser usado como um benchmark para avaliar o desempenho da Bolsa. Se o Ibovespa não superar o valor, pode ser sinal de que outras opções melhores devem ser buscadas.

Também serve para pautar o rendimento de fundos de investimento, inclusive ligados ao mercado futuro. Por falar nas commodities, a relação tem a ver com as condições econômicas.

Se o preço das commodities (milho, soja, café, petróleo, ovo, ouro ou boi, por exemplo) subir, pode haver aumento da inflação e queda da Selic como forma de contornar, o que leva a impactos na taxa CDI. Então, o ideal é ter atenção com essa relação.

O CDI é essencial para muitos investimentos e até para a Bolsa de Valores. Com o seu acompanhamento, é possível ter uma visão melhor sobre as condições de mercado.

Corretora ou Correspondente?



Mantenha suas taxas de câmbio on-line e atualizadas em tempo real.



Conecte-se com milhares de usuários que utilizam nossa plataforma diariamente.



Aumente o volume de suas operações negociando através de um sistema on-line.

Conversor de Moeda

Confira as cotações do dólar, euro e libra hoje
Dólar
Hoje
Euro
Hoje
Libra
Hoje
Dólar
Canadá
do ouro, petróleo, café e outras commodities!
Ouro
Hoje
Petróleo
Hoje
Café
Hoje
Boi
Gordo
Soja
Hoje
Milho
Hoje
Ovo
Hoje
Acompanhe também os principais indicadores econômicos do Brasil!
INPC
Hoje
IPCA
Hoje
Taxa
Selic
IGPM
Hoje
CDI
Hoje
INCC
Hoje
Fechar

Crie um alerta!

Receba avisos sobre a taxa de câmbio da moeda que deseja!

Me alerte em:

Pronto! Seu alerta foi configurado com sucesso!

logo SkyScanner

Compare Cotações Entre Casas de Câmbio