IGPM Acumulado em 12 meses

IGPM em Julho 2022

IGPM Acumulado em 2022

Remessa online com a menor taxa do mercado?

Saiba mais

Ver valor do Dólar Hoje

IGPM Acumulado - 10/08/22 às 15:15

IGPM Valor
IGPM Acumulado
em 12 meses
10,07 %
IGPM
Julho 2022
0,21 %
IGPM Acumulado
em 2022
8,39 %
IGPM
 a 

Remessa online com a menor taxa do mercado?

Saiba mais

Ver valor do Dólar Hoje


SIMULADOR

Confira o impacto dos principais índices econômicos através de simulações!

Os resultados deste simulador são apenas exemplos, e não servem como parâmetro de conferência para dados passados ou futuros.

Índice
Data inicial
Data final
Valor inicial
(R$)
IGPM
(% a.a)

IGPM acum. 12 meses = 10,07%


O valor do IGPM acumulado em 12 meses é 10,07%.

O valor do IGPM em Julho 2022 é 0,21%.

O valor do IGPM em 2022 é 8,39%.

O conteúdo abaixo é de caráter exclusivamente informativo.

O que é o IGPM ?

Sigla para Índice Geral de Preços do Mercado, ele é um indicador de variação dos preços na economia brasileira. Como o Brasil é um país fortemente impactado pela inflação, ele serve para verificar as mudanças quanto ao valor da moeda e nas alterações nos preços.

A sua criação aconteceu em 1940 e ele é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde então. O motivo da sua elaboração foi a necessidade de ter um meio confiável para acompanhar a evolução de valores na economia. Hoje, é o tipo mais conhecido ao falar da série IGP.

Como o IGPM é calculado?

O cálculo do IGPM é feito mensalmente, mas ele é apresentado de forma consolidada, em relação aos últimos 12 meses. Todo o processo é realizado pela FGV, que realiza uma extensa pesquisa de preços em vários pontos nacionais.

Nessa coleta de dados, são verificados valores médios de diversos setores, principalmente como:

  • alimentação
  • artigos de casa
  • construção civil
  • comércio

Ao final, o valor obtido do IGPM é dado por uma média ponderada de outros índices. São eles:

  • Índice de Preços por Atacado (IPA-M): calculado a partir do acompanhamento dos dados de atacado, também apresenta as variações em relação ao varejo. É o mais significativo no cálculo e representa 60% do resultado
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M): relacionado ao consumo do mercado brasileiro, demonstra como os preços têm flutuado no período de análise. No entanto, não corresponde à inflação consolidada. Tem um peso de 30% no cálculo do IGPM
  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M): baseado nos preços do setor de construção, usa dados de capitais brasileiras e avalia os gastos associados à construção de moradias. Corresponde aos 10% restantes

Quais são os impactos do IGPM na economia?

A principal relação do IGPM com o cenário econômico é que, primeiramente, o índice permite fazer uma avaliação do cenário.

Uma alta nos preços, normalmente, indica que a inflação está elevada. E, quando isso acontece, pode representar a falta de controle sobre as condições macroeconômicas.

Ao mesmo tempo, uma elevação no IGPM hoje ou no mês não determina todo o cenário da economia. Em certos períodos, o valor pode subir, puxado por certo mercado, sem que tenha grande influência no final. É por isso que a análise consolidada é tão importante.

Ele também impacta os reajustes nos contratos. O Brasil tem uma economia, tradicionalmente, indexada. Como resultado, o IGPM é usado para reajustar o valor dos aluguéis residenciais, bem como de contratos de saúde, de mensalidades escolares, de seguros e assim por diante.

O IGPM tem grande impacto no bolso das pessoas e faz com que resultados diferentes sejam alcançados, dependendo dos aspectos de mercado.

Quais são os impactos do IGPM nos investimentos?

Embora o índice seja mais conhecido como “inflação do aluguel”, esse não é o seu único uso. Ele também é aplicável em condições específicas de investimentos, o que demanda uma atenção extra por parte de quem deseja obter um bom rendimento.

O Tesouro Direto, por exemplo, tem uma modalidade pós-fixada que varia de acordo com o índice. Nesse caso, a rentabilidade é composta pela soma do número a uma taxa referencial pré-definida.

Outros contratos também utilizam esse elemento. Há a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou do Agronegócio (LCA), que podem variar com ele. No entanto, essas alternativas são bem menos frequentes.

O fato é que esse índice varia com a mudança nos preços e com a alteração do poder de compra. Na prática, a rentabilidade obtida por um investimento que o utiliza é real e, portanto, melhor para o planejamento.

Por que acompanhar os valores do IGPM?

Mesmo que você não tenha uma aplicação atrelada ao IGPM, é essencial ficar de olho nesse valor, bem como nas projeções, que são liberadas a cada 10 dias. Essa é a forma de entender quais são os impactos no seu bolso e o que esperar do reajuste no aluguel ou de outros contratos.

Ao conhecer esse número, é possível se planejar melhor, em vez de ser surpreendido por um aumento no momento do vencimento. Além disso, como visto, é um caminho para compreender como anda o cenário econômico amplo.

Já para quem investe, o acompanhamento é quase obrigatório em muitas situações. Ele oferece um rendimento acima da inflação e, portanto, evita a perda do poder de compra. Então, é uma alternativa para quem deseja proteger os valores ao aplicar.

Também é indispensável para fazer projeções de mercado e entender como anda o clima econômico. Antecipar-se é a melhor saída para escolher bons investimentos e obter o máximo retorno.

Além do mais, verificar a mudança dos valores é essencial quando o contrato usa o indicador como forma de rentabilidade. Desse jeito, é possível saber se é vantajoso vender o título de maneira antecipada, por exemplo.

Qual a relação entre Bolsa de Valores e IGPM?

Na B3, a versão brasileira, há alternativas que têm vencimento em todos os meses. A cotação é dada pelo próprio índice e o tamanho do contrato se baseia na multiplicação entre o valor dos pontos e o total da medição.

Os contratos podem ser liquidados diariamente, já que há lançamento de valores nesse ritmo. Nesse caso, existe uma liquidez elevada e maior flexibilidade para quem faz a aplicação.

Além disso, a relação acontece em uma via de mão dupla. As operações de câmbio das commodities podem puxar o valor para cima, então vale ficar de olho para analisar toda a carteira.

O IGPM é um índice baseado na variação dos preços em todo o Brasil e que tem grande influência nos investimentos e no bolso do brasileiro. Com o acompanhamento, é possível ter uma visão melhor do cenário econômico.

Corretora ou Correspondente?
Conheça as vantagens de ser um parceiro do Melhor Câmbio
+ de 1 milhão usuários únicos por mês
+ de 1.600 parceiros
+R$ 1 milhão negociados por dia
Melhore sua
presença digital
Aumente a exposição
da sua marca
Suas taxas atualizadas
em tempo real
Aumente os
seus resultados
Conecte-se a milhares
de usuários
Negocie online através
de um broker
Seja nosso parceiro
Carregue o Melhor Câmbio no bolso com você!
Baixe o App do Melhor Câmbio e monitore a cotação de 22 moedas em tempo real. Crie alertas de câmbio, faça remessas internacionais, consulte commodities, índices econômicos e muito mais.
Google Play Apple Store
© 2022 – MelhorCambio.com Ltda – CNPJ: 23.860.558/001-42
[email protected]

Remessa online com a menor taxa do mercado? Clique Aqui