Variação do Indicador de Custo do Crédito em 12 meses

Indicador de Custo do Crédito em Agosto 2022

Variação do Indicador de Custo do Crédito em 2022

Remessa online com a menor taxa do mercado?

Saiba mais

Ver valor do Dólar Hoje

Variação do Indicador de Custo do Crédito - 04/10/22 às 13:25

Indicador de Custo do Crédito Valor
Variação do Indicador de Custo do Crédito
em 12 meses
21,66 %
Indicador de Custo do Crédito
Agosto 2022
21,01 %
Variação do Indicador de Custo do Crédito
em 2022
14,68 %
Indicador de Custo do Crédito
 a 

Remessa online com a menor taxa do mercado?

Saiba mais

Ver valor do Dólar Hoje

A variação do Indicador de Custo do Crédito (ICC) em 12 meses é de 21,66 %.

O Indicador de Custo do Crédito (ICC) em Agosto 2022 é 21,01 %.

A variação do Indicador de Custo do Crédito (ICC) em 2022 é de 14,68 %.

O conteúdo abaixo é de caráter exclusivamente informativo.

O que é Índice de Confiança dos Consumidores (ICC)?

O consumo é considerado um fator importante para movimentar Produto Interno Bruto (PIB). Exatamente por isso, existe o Índice de Confiança dos Consumidores, também chamado por sua sigla ICC, é um índice que mede a confiança do consumidor, como o próprio nome sugere.

Quando nos referimos a tal índice, o ICC em questão é o levantado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice em questão mensura a confiança do cliente em sua capacidade de compra, de acordo com a atual conjuntura do país.

Para isso, são levadas em conta questões relativas ao desemprego, à inflação, ao salário mínimo e ao poder de compra, assim como os rendimentos futuros. As pessoas tendem a comprarem mais quando estão com poder aquisitivo e condições que colaboram.

Da mesma forma, quando o consumidor está insatisfeito, pessimista e receoso, ele freia seus gastos. Já dá para perceber como o ICC é um índice que influencia diretamente na economia, não é mesmo?

O objetivo do ICC é reunir informações valiosas acerca da situação financeira dos consumidores, o que permite criar uma expectativa da situação econômica do país e também dos próprios consumidores. A intenção de compra também é mensurada pelo índice, que orienta a tomada de decisões por parte de investidores, empreendedores, órgãos, entre outros.

O índice de confiança alterna de 0 a 200 pontos. Nessa escala de pontuação, 100 marca o ponto "neutro", que está entre o otimismo e o pessimismo. Menos do que 100 é uma situação pessimista, acima de 150, demarca uma situação de otimismo.

Como é calculado o ICC?

O Índice de Confiança dos Consumidores, por reunir avaliações e previsões diretamente dos clientes, é calculado pelos institutos de economia. Ele é calculado com base no indicador de confiança de Michigan (EUA), que surgiu no ano de 1950.

O cálculo ocorre por meio de perguntas simples, chamadas de dicotômicas. Sendo apenas possível responder sim ou não, os consumidores são avaliados nas três primeiras semanas do mês, e a pontuação total do ICC é calculada.

O Índice de Confiança dos Consumidores se divide em níveis. Se estiver baixo, vai estar abaixo de 100 pontos. No caso de um índice moderado, a pontuação oscila entre 100 e 150. O ICC alto, por sua vez, é de 150 pontos ou mais.

Quais são os seus impactos na economia?

O ICC ajuda a perceber se a economia está (ou não) indo bem. O crescimento econômico, por sua vez, é regido em grande parte pela confiança do consumidor. Exatamente pelo fato de este ser um potencializador ou redutor, o ICC ajuda na antecipação dos caminhos da economia em um curto prazo.

O ICC é um indicador de extrema importância para as mais diversas pessoas. Além de órgãos públicos, empresários, empreendedores e outros agentes econômicos podem acompanhar a sua evolução.

Monitorar essas intenções do consumidor auxilia na tomada de decisões relativas a gastos e à poupança. Tais indicadores são importantes para antecipar o caminho que a economia vai tomar, e planejar as estratégias de acordo.

De modo a maximizar seus lucros, é preciso sempre estar de olho no consumidor. Se o consumidor está satisfeito e feliz, ele tende a consumir mais. No entanto, se algo serve de entrave ao gasto previsto, é preciso repensar as estratégias com a intenção de, ainda sim, ter lucro.

Quais são os seus impactos nos investimentos?

Da mesma forma que o Índice de Confiança do Consumidor tem impacto na economia, quem investe também vai se beneficiar se ficar de olho nesse índice.

O ICC é um jeito de medir a confiança do consumidor. Da mesma forma, as projeções futuras na economia são mensuradas por esse índice. Quem investe, portanto, deve ficar de olho nas variações, para encontrar as melhores oportunidades.

Vale destacar que o ICC é um índice de grande importância para o mercado. Suas variações mostram o quão disposto o cliente está para gastar e também influenciam na demanda das mais diversas commodities.

Corretora ou Correspondente?
Conheça as vantagens de ser um parceiro do Melhor Câmbio
+ de 1 milhão usuários únicos por mês
1.600+ parceiros integrados
+R$ 1 milhão negociados por dia
Melhore sua
presença digital
Aumente a exposição
da sua marca
Suas taxas atualizadas
em tempo real
Aumente os
seus resultados
Conecte-se a milhares
de usuários
Negocie online através
de um broker
Seja nosso parceiro
Carregue o Melhor Câmbio no bolso com você!
Baixe o App do Melhor Câmbio e monitore a cotação de 22 moedas em tempo real. Crie alertas de câmbio, faça remessas internacionais, consulte commodities, índices econômicos e muito mais.
Google Play Apple Store
© 2022 – MelhorCambio.com Ltda – CNPJ: 23.860.558/001-42
[email protected]
Remessa online com a menor taxa do mercado?
Clique Aqui