Maximize seus investimentos com quem mais entende de finanças no exterior
Conheças as redes sociais voltadas exclusivamente para investimentos
| Frango Hoje | Valor |
|---|---|
| Um quilo (kg) de frango hoje vale R$8,12 |
Chamamos de avicultura a atividade de criação de aves para fins alimentícios. Especialmente quando se fala em carne de frango e ovos, que são as formas mais comuns de consumo de aves e derivados no Brasil. Ambas as commodities agrícolas têm bastante relevância no mercado de investimentos.
A avicultura no Brasil teve início como um mercado forte na década de 1930, por conta da necessidade dos mercados. Antes disso, o abate de frangos era feito quando os animais chegavam ao peso ideal, após cerca de 6 meses de vida.
Nos dias de hoje, os frangos atingem o momento de abate cerca de 40 dias após o nascimento. Podemos citar as pesquisas genéticas, avanços na nutrição, melhor manejo das espécies e controle de qualidade como decisivos para acelerar a produção do frango no agronegócio nacional.
O frango é uma fonte de proteína de excelente custo-benefício para o mercado interno, o que explica o seu sucesso. Mas a exportação de frango pelo Brasil também é uma atividade lucrativa para o país, que é destaque nessa atividade.
No ano de 2021, apenas a exportação de carne de frango chegou a 4,6 milhões de toneladas, um volume recorde para o setor no período de um ano. As informações são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que também destacou países como China, Japão e Emirados Árabes Unidos como os maiores parceiros de exportação.
A carne de frango é considerada uma commodity agrícola, assim como o ovo. O seu investimento pode ser feito, portanto, por meio de contratos futuros. Nos contratos negociados no mercado futuro, é possível acompanhar a variação dos preços e procurar fechar bons negócios.
Essa atitude é conhecida como “hedge”, que é uma estratégia de investimento com a finalidade de proteger o valor do ativo, e evitar que os traders percam dinheiro.
Para o investimento, é preciso levar em conta o valor de cotação. No caso do frango de corte, diferentemente do vivo, o valor é estipulado por quilo.
O frango, como commodity agrícola, varia de cotação por conta de uma série de motivos.
O repasse de custos, pelos produtores, é um motivo que aumenta o preço da cotação do frango. Isso ocorre por épocas em que a produção fica mais em baixa, ou os frangos produzidos não rendem tanto. Vale relembrar que os contratos de frango são negociados por quilo.
Além disso, a demanda mercadológica rege os investimentos, desde sempre. Se houver maior demanda por um produto, é natural que os avicultores aumentem o preço, de modo a majorar os lucros.
A diminuição de preços costuma acontecer por conta da menor procura também ocorre. Se não houver tanta demanda, a estratégia de diminuir os preços atrai mais compradores para o produto.
A volatilidade, no entanto, é uma razão pela qual os contratos futuros são vantajosos nesse caso, pois fornecem lucro potencial aos especuladores. A variação diária, que proporciona volatilidade no mercado, é indicativa de mais oportunidades para os investidores.

