Maximize seus investimentos com quem mais entende de finanças no exterior
Conheças as redes sociais voltadas exclusivamente para investimentos
| Mandioca Hoje | Valor |
|---|---|
| Uma tonelada (t) de mandioca hoje vale R$549,42 |
A mandioca é uma espécie de tubérculo bem famoso em nosso país. Também conhecida por seus outros nomes, como aipim, macaxeira ou maniva, a mandioca pode ser cultivada na forma de agricultura familiar, quando há menor investimento e nível tecnológico para cultivo, ou como agricultura industrial, a nível empresarial.
A mandioca rende bem até mesmo em solos pouco férteis. A única exigência para isso é que o sistema de drenagem seja eficiente, que o pH seja o correto (entre 5 e 6) e que o solo seja rico em material orgânico. Além disso, a raiz é resistente a pragas e outras infestações.
No Brasil, o cultivo de mandioca é bem divido por todo o território, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os destaques ficam por conta dos estados do Pará, Bahia e Maranhão.
As exportações brasileiras de mandioca também são um destaque. Principalmente as de fécula de mandioca, que têm aumentado. As previsões do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) para 2021 eram que as exportações fossem as maiores da história.
Para investir na commodity mandioca, o primeiro passo é saber que o tubérculo é negociado por toneladas. Deve-se sempre checar o preço e suas variações por tonelada para investir.
Por ser uma commodity agrícola, é possível realizar esse tipo de investimento através do mercado futuro, em contratos futuros de mandioca.
Desse modo, é possível investir no que se chama de hedge, que protege o trader de oscilações e provém melhores oportunidades de investimentos. É claro, sem tirar o olho das variações.
Como mencionamos anteriormente, é interessante ressaltar que a mandioca é um alimento de grande relevância no Brasil. Por conta disso, a demanda interna pelo tubérculo é grande, e sua produção vai desde a agricultura familiar até as grandes indústrias.
A mandioca é amplamente utilizada para se fazer diversos produtos. Podemos citar a farinha, a ração animal, a tapioca e a fécula de mandioca. Além disso, ela em si tem uma relação íntima com diversos pratos regionais do Brasil, como o escondidinho e o baião de dois.
Por conta dessa demanda alta e bom rendimento, investir no mercado da mandioca no Brasil é uma excelente opção para quem procura boas oportunidades de variações em uma commodity.
Como qualquer tipo de investimento, os contratos de mandioca estão sujeitos a variações. Isso ocorre por uma pluralidade de fatores. O primeiro deles é a demanda. Se o mercado estiver mais interessado, o produtor aumenta o preço, e o oposto também ocorre.
Além disso, a época do ano faz diferença para a mandioca, o que chamamos de sazonalidade. A colheita da raiz costuma ser de março a julho. Portanto, existem períodos de variações no preço, de um modo geral.
Por último, a qualidade da colheita também influencia no preço final. É importante ficar de olho nesses fatores para fazer um investimento correto.

