Consultando casas de câmbio
Por favor, aguarde

Onde você quer comprar Bandeira do Canadá (Dólar Canadense) Dólar Canadense?



Americana (SP) Franca (SP) Petrolina (PE)
Anápolis (GO) Garopaba (SC) Petrópolis (RJ)
Aparecida de Goiânia (GO) Goiânia (GO) Pinhais (PR)
Araranguá (SC) Gramado (RS) Piracicaba (SP)
Araraquara (SP) Gravataí (RS) Piraquara (PR)
Araras (SP) Guaratinguetá (SP) Ponta Grossa (PR)
Araçatuba (SP) Guarulhos (SP) Porto Alegre (RS)
Assis (SP) Hortolândia (SP) Pouso Alegre (MG)
Atibaia (SP) Ijuí (RS) Primavera do Leste (MT)
Avaré (SP) Indaiatuba (SP) Recife (PE)
Balneário Camboriú (SC) Itajaí (SC) Resende (RJ)
Barra Mansa (RJ) Itapema (SC) Ribeirão Preto (SP)
Barueri (SP) Itapira (SP) Rio de Janeiro (RJ)
Bauru (SP) Itaquaquecetuba (SP) Salvador (BA)
Belo Horizonte (MG) Itatiba (SP) Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
Bento Gonçalves (RS) Itu (SP) Santa Cruz do Sul (RS)
Betim (MG) Jacareí (SP) Santo André (SP)
Blumenau (SC) Jaraguá do Sul (SC) Santos (SP)
Bragança Paulista (SP) Joinville (SC) Serra da Saudade (MG)
Brasília (DF) João Pessoa (PB) Sorocaba (SP)
Brusque (SC) Jundiaí (SP) Suzano (SP)
Cabo Frio (RJ) Lagoa Santa (MG) São Bernardo do Campo (SP)
Cachoeirinha (RS) Lajeado (RS) São Caetano do Sul (SP)
Cachoeiro do Itapemirim (ES) Limeira (SP) São Carlos (SP)
Camaçari (BA) Londrina (PR) São Gonçalo (RJ)
Campinas (SP) Lorena (SP) São José (SC)
Campo Grande (MS) Louveira (SP) São José do Rio Preto (SP)
Canela (RS) Maceió (AL) São José dos Campos (SP)
Canoas (RS) Manaus (AM) São José dos Pinhais (PR)
Carapicuíba (SP) Maringá (PR) São Leopoldo (RS)
Caruaru (PE) Marília (SP) São Paulo (SP)
Caxias do Sul (RS) Mauá (SP) São Roque (SP)
Chapecó (SC) Mogi Guaçu (SP) Taguatinga (DF)
Confins (MG) Mogi Mirim (SP) Tangará da Serra (MT)
Conselheiro Lafaiete (MG) Mogi das Cruzes (SP) Taubaté (SP)
Contagem (MG) Montenegro (RS) Teresópolis (RJ)
Cotia (SP) Navegantes (SC) Três Rios (RJ)
Criciúma (SC) Niterói (RJ) Tubarão (SC)
Curitiba (PR) Nova Friburgo (RJ) Uberaba (MG)
Diadema (SP) Nova Iguaçu (RJ) Venâncio Aires (RS)
Divinópolis (MG) Nova Lima (MG) Vila Velha (ES)
Duque de Caxias (RJ) Novo Hamburgo (RS) Vinhedo (SP)
Estrela (RS) Osasco (SP) Vitória (ES)
Farroupilha (RS) Ourinhos (SP) Volta Redonda (RJ)
Florianópolis (SC) Passo Fundo (RS) Votorantim (SP)
Fortaleza (CE) Paulínia (SP)

Libra esterlina

A libra esterlina é a moeda oficial de todo o Reino Unido e é considerada uma das mais antigas em circulação no mundo. Sua origem do nome em inglês vem da construção latina “libra pondo”, que representa medida de peso. A palavra “libra” deixou de ser usada por lá há muito tempo, mas ainda é como a conhecemos por aqui, no Brasil. De qualquer forma, ela se enraizou ao símbolo da moeda, que nada mais é do que um “L” ornamentado: £.

Não foi à toa que o nome teve relação com medida de peso. Ela era equivalente ao preço da prata. As primeiras moedas foram cunhadas na Inglaterra no século 8, pelo rei anglo-saxão Offa, que tinha seu nome gravado nelas. Já a palavra “esterlina” surgiu bem mais tarde, após a Conquista da Normandia, em 1075. Dizem que pode ser uma derivação de “esterlin”, significado de “pequena estrela” na Normandia, ou “lesterling”, que seria dinheiro no árabe.

A moeda era tão valorizada, que os centavos valiam muito. Tanto que cada pound era dividido em 20 xelins e cada xelim em 20 pence (centavos). A primeira moeda da unidade de pound apareceu só em 1489, com o rei Henrique VII, e era chamada sovereign. Já as primeiras notas começaram a circular depois da criação do Banco da Inglaterra, o banco central do país, e eram escritas à mão. Mais tarde vieram as moedas de ouro e de cobre.

Ao longo dos anos, o valor real da libra esterlina foi mudando. Por ser muito antiga, a libra registrou grande inflação ao longo dos séculos. Um estudo feito pela Câmara dos Comuns, na Inglaterra, indicou que entre os anos de 1750 e 1998, os preços aumentaram 118 vezes.

Como o pound se divide hoje

O pound é a unidade básica da moeda, como é o R$ 1 no Brasil e US$ 1 nos Estados Unidos. £1 pound são 100 pennies, que é o plural de pence (centavo). Quando perguntar pelo preço de um produto na loja, não estranhe se te responderem “It costs 5 quid”, “Custa 5 pounds”, como é um dos apelidos para a moeda.

£ 1.00 = 1 pound (ou quid)

£ 0.10 = 10 pennies (centavos)

£ 0.01 = 1 pence (centavo)

Quais moedas estrangeiras posso usar em Londres?

Apesar da massa de turistas que visitam a cidade inglesa o ano inteiro, nem todas as lojas aceitam moedas estrangeiras. Afinal, por regra só podem aceitar a libra esterlina. Então, mesmo que você esteja com a carteira cheia de euros depois de uma viagem pelo bloco europeu, calma que eles têm o seu valor. Se não quiser trocar antes nos caixas eletrônicos, no banco ou em alguma casa de câmbio, é melhor saber onde o dinheiro de fora é aceito.

É o caso de algumas das maiores lojas de departamentos do Reino Unido. Na Selfridges e Harrods você pode pagar com libra, dólar americano ou da União Europeia. A Selfridge também aceita dólar canadense, franco suíço e iene japonês. Já a Marks and Spencer, e outras populares no setor, não operam com moeda estrangeira no caixa, mas, como alívio à clientela, têm seus próprios “bureaux de change”, suas casas de câmbio.

Converter dinheiro dentro da loja é muito prático, mas vale lembrar:

Cartões

Para compras com cartão de crédito, veja com o seu banco, ou a administradora do seu cartão, quais as tarifas para o uso internacional e as taxas de conversão. Se estiver usando um cartão de débito, você pode sacar nos caixas eletrônicos (ATMs). A conversão para a moeda do país em que está é feita na hora. Fique de olho nas taxas cobradas pelo seu banco para este tipo de operação. Por exemplo, para cartão pré-pago, você pode fazer quantas retiradas quiser, mas a cada vez tem que pagar uma taxa. Chega uma hora em que é mais fácil fazer as contas e sacar um volume maior de uma vez. Veja mais detalhes sobre o uso de cartões de crédito, débito e pré-pago.

Onde a libra é moeda oficial

Na Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, Tristão da Cunha e nos países que integram o Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales). Em Gibraltar e Santa Helena e Ascensão, ela é oficial, assim como a libra de cada país. Nas Ilhas Falkland, Guernsey e Ilha de Man, usa-se a libra local. Em todos os territórios, a moeda é equiparada à esterlina em 1:1.

Conversão de moedas

Se a Inglaterra foi sua primeira parada e você planeja seguir para a Europa e Ásia, pense bem antes de converter as sobras na moeda local de cada país que visitar. Muitas conversões são taxas sobre taxas e você pode acabar perdendo mais do que se guardasse tudo. Troque o mínimo que achar necessário para pequenas despesas e dê preferência para as moedas. O que sobrar, guarde e troque tudo de uma vez por reais no Brasil.

Quem já visitou Oriente Médio, parte do Leste Europeu e África, já deve ter encontrado gente na rua tentando vender dinheiro local em troca da moeda da comunidade europeia ou dos Estados Unidos. Na Inglaterra isso não é comum e, mesmo que fosse, em qualquer lugar do mundo é o mesmo que negociar no mercado negro. A questão é que, em muitos lugares, essas pessoas estão repassando dinheiro falsificado ou te distraindo para a ação de batedores de carteira. Fique atento!

Mudanças

Notas e moedas novas são desenvolvidas para dificultar a falsificação e repor as que estão há muito tempo em circulação. Para se ter ideia, uma em cada 30 moedas de pound é falsa. Em março de 2017, a moeda de 1 pound ganha uma nova versão. Terá 12 lados e duas tonalidades. Se você vai para a Inglaterra, procure usar suas moedas. Ela ficará em circulação por mais seis meses depois do lançamento da nova versão.

As notas também serão substituídas por cédulas com polímero. É um tipo de plástico que reveste o papel, o que faz com que a nota se desgaste menos com o manuseio. Nos próximos anos, os personagens que estampam as notas mais usadas serão substituídos. No segundo semestre deste ano, o ex-primeiro ministro Winston Churchill estará nas cédulas de £5. Em 2017, a escritora Jane Austen estampará as de £10. Já as de £20 serão lançadas em 2020, com o artista e pintor J.M.William Turner.

Uma das séries da nota de £50 está sendo recolhida pelo Bank of England. É a nota com o retrato de John Houblon, e tem como referência a série E. Ainda há muitas delas em circulação, apesar de não ser muito manuseada no comércio. Se você tiver uma e ter dificuldade de usar no comércio, ela pode ser trocada pessoalmente no banco ou por correio. Já a nota de £50 com Matthew Boulton e James Watt, que entrou em circulação em 2011, podem ser usadas normalmente.

Aceitação no Reino Unido

O Bank of Scotland (não é o Royal Bank of Scotland), o Bank of England e outros bancos na Irlanda do Norte emitem notas de libra esterlina. A questão é que, dependendo de qual banco as notas são, podem ter diferença de detalhes na impressão. Elas são válidas em todo o Reino Unido, mas alguns vendedores, funcionários e comerciantes na Inglaterra não reconhecem a versão escocesa nem a da Irlanda do Norte. Se estiver de passagem por esses países, gaste suas moedas antes ou troque pela versão inglesa em um banco.

Não encontrou sua cidade?
Conte pra gente através dos links abaixo.

Corretora ou Correspondente?



Mantenha suas taxas de câmbio on-line e atualizadas em tempo real.



Conecte-se com milhares de usuários que utilizam nossa plataforma diariamente.



Aumente o volume de suas operações negociando através de um sistema on-line.

Confira as cotações do
dólar, euro e libra hoje...
Dólar Hoje Euro Hoje Libra Hoje Dólar Canadá





, feito com em

Belo Horizonte, Brasil
Belo Horizonte, Brasil